quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

As diferentes mensagens do livro "Julio César"....

Bom dia a todos...

Como amanhã escreverei um post de ano novo, hoje vou fazer uma postagem relâmpago, por acreditar que faltou no post anterior falar sobre literatura mais profundamente...

Como todos sabem, ou agora estão sendo notificados, estou em Portugal a fazer um mestrado científico em Direito Constitucional, tendo que ler muito mais sobre direito, filosofia jurídica, metodologia jurídica, hermenêutica jurídica, e assim por diante, do que imaginei que teria de ler um dia..Além de redescobrir os clássicos como Rousseau, Montesquieu e Kelsen por exemplo, estou lendo Jorge Miranda, Carlos Blanco (ambos meus professores), Lênio Streck, Pedro Lenza, Bobbio.. Todos ligados ao Direito, esse belo curso que decidi seguir para minha vida..

Entretanto para relaxar estou fazendo leituras alheias à ciência jurídica, como meu amigo João escreveu em um livro de Bukowski em que me presenteou, "porque ler só coisas de direito é um saco..".Entendam caros amigos, ler sobre direito é muito bom, porém extremamente cansativo, assim como qualquer outros livros teóricos, então para descansar resolvi ler a peça de William Shakespeare "Júlio César", um livro excelente diga-se de passagem.

Muitas pessoas conhecem Shakespeare  apenas por sua obra "Romeu e Julieta" e acreditam que este gênio literário escreve apenas obras de amor, ódio, traição. Ao ler este livro percebi que além de um ótimo escritor Shakespeare também é um interessante cientista político.

O livro traz a história da tragédia de Júlio César, de como uma traição muito bem arquitetada pelos conspiradores colocaram fim a vida de um conquistador, de um líder nato. A obra também consagrou uma das frases mais conhecidas  "Et tu, Brute?" . Quem nunca ouviu, ou até mesmo pronunciou "até tu, Brutos"?

Podemos tirar várias mensagens da leitura desta obra, eu no entanto me impressionei com dois pensamentos que tive.

O primeiro é quão poderosa são as palavras. A obra shakeaspereana demonstra do começo ao fim que o verdadeiro poder é das pessoas letradas. Quem tem o domínio sobre o povo e quem indubitavelmente é o mais forte é a pessoa que tem maior poder oratório. Vemos no começo do Livro que os conspiradores conseguem convencer Bruto de que César tem más intenções para com Roma, de que César é ganancioso e sedento pelo poder, de modo que Bruto, grande companheiro de César, acredita nas palavras envenenadas e se junta aos conspiradores, isto pois seu amor por Roma era ainda maior que seu amor por César.

Em outras passagens durante a peça conseguimos ainda perceber a influência que as palavras tem sobre as pessoas e de como quem domina a oratória acaba por dominar o povo. Por exemplo na cena em que Bruto explica ao povo de Roma o porque matou Júlio César, e o povo que estava odiando Bruto e os conspiradores pelo seus atos passam a ovaciona-los. Porém logo após Bruto sair de cena, Antônio sobe para prestar sua homenagem à César,e de maneira espetacular converte novamente o povo contra Bruto, Cássio e os demais conspiradores.

A outra mensagem que consegui subtrair da obra foi que nunca devemos desistir, por pior que a situação possa parecer devemos seguir em frente. Talvez só eu entendi assim mas deixe-me tentar exemplificar.. A cena da batalha onde Cássio e Bruto unidos lutam contra Octávio e Antônio, sendo acordado que Bruto enfrentaria as tropas de Octávio e Cássio cuidaria de Antônio, Cássio em um ato de desespero sem saber o que se passava do lado de Bruto pede para um ajudante seu ir ver o que se passava, quando vê que seu ajudante é cercado por homens logo pensa que Bruto havia perdido e assim sendo pede a um criado para lhe tirar a vida desistindo da batalha..Acontece que na verdade Bruto havia derrotado Octávio e os homens que cercaram seu ajudante eram das tropas de Bruto. Tendo Cássio falecido seu exército perdeu força e ambos foram derrotados. Ou seja: por pior que pareça...nunca desista..Se no fim as coisas não estão bem, é porque ainda não chegou o verdadeiro final.

Irei parar por aqui pois já tornei o texto muito longo..hehe..

Só para constar estou a ler um livro muito bom de um escritor português chamado José Rodrigues dos Santos e seu trabalho é intitulado "A fórmula de Deus". Um livro baseado em documentos reais, onde Einstein tenta demonstrar cientificamente a existência ou não de Deus. Ainda estou no começo, então não sei se o livro se trata somente disto.

Fica as duas dicas de leitura: "Júlio César" e "A formula de Deus".
Beijos a todos...
Família Amooooo Vocês.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Querido!!
    Buscar nos clássicos cultura é a melhor forma de entender o presente e ter argumentos concretos para se usar na oratória, que Você muito utilizará em sua profissão.
    Fique na proteção de Deus! Bjuss do coração.

    ResponderExcluir
  3. Filho,a amizade com os livros é algo espetacular,pois é um companheiro que sempre podemos contar,e além de nos transmitir conhecimentos gerais sempre podemos tirar boas mensagens para nossa vida,como estas que vc comentou do livro Júlio César.Meu bem,nunca desista dos seus sonhos e dos seus objetivos.Vc tem tudo para dar certo.Te amo muito...Bjos.

    ResponderExcluir
  4. sabe que as duas mensagens que você tirou do livro já fazem parte da tua vida né.. com certeza, quem tem melhor domínio das palavras e consegue se expressar claramente, consegue mais fácil aquilo que luta pra conseguir.. e muitas pessoas (inclusive umas bem importantes) já te disseram o quanto você é bom nisso..
    e a segunda, tem que tomar como exemplo pra te encorajar a seguir em frente..
    beeijoss "mané" menos mané que eu conheço :)

    ResponderExcluir